Como publicar livros para jovens?
Autores de gêneros de ficção adulta têm como alvo os adultos. Os adultos têm cartões de crédito e podem comprar e-books ou cópias físicas on-line a seu critério. Mas e se você escrever para adolescentes?
Adolescentes normalmente não têm um cartão de crédito à disposição para compras – eles dependem de seus pais para aprovar e fornecer fundos para os títulos que desejam, ou escolas e bibliotecas públicas para fornecer acesso gratuito à ficção. Os adolescentes obtêm a maioria de suas recomendações de livros de boca em boca de seus colegas, ou de blogs de livros, mas principalmente de olhar nas prateleiras da biblioteca. Os adolescentes também gostam de livros impressos – pesquisas recentes sugerem que mais de 60% dos adolescentes simplesmente preferem livros físicos, e menos de 25% possuem um ereader. Eles têm grandes expectativas para a ficção e exigem uma boa história.
Então, o que tudo isso significa para autores indie de ficção YA? Aqui estão algumas sugestões de como se auto-publicar ficção para jovens adultos.
Escreva um grande livro
Este é o número um. Ao contrário do que algumas pessoas acreditam, escrever para adolescentes não é “mais fácil” do que escrever para adultos – na verdade, muitas vezes é muito mais difícil. Os adolescentes são leitores muito experientes. Eles podem localizar furos de lote a uma milha de distância e esperam que algo aconteça em todas as páginas. Eles estão cientes de que a voz do protagonista adolescente em sua ficção parece autêntica, e eles podem dizer se você está “escrevendo” para eles. Os adolescentes também compartilham recomendações, leem comentários em sites como o Goodreads e não hesitam em expressar sua opinião sobre os títulos.
Certifique-se de escrever o melhor livro possível para esse público exigente. Descubra seus autores favoritos da YA e confira seus blogs para dicas sobre como escrever para jovens adultos. Mais importante ainda, leia amplamente na categoria para determinar padrões, estilos e gráficos que já foram feitos até a morte.
Criar uma cópia impressa
A maioria das vendas da YA no mercado editorial tradicional é via cópia impressa. Para os autores indie que tentam publicar livros de ficção para adultos jovens e acessar o mercado YA, as cópias físicas são imprescindíveis.
Certifique-se de que seu livro foi editado e organizado profissionalmente – não diminua os detalhes . Os adolescentes gostam tanto de um produto atraente quanto de leitores adultos, e percebem a fonte, o tamanho da impressão e as margens. Eles também gostam de grandes capas – na verdade, os adolescentes citam o design da capa como um dos fatores mais importantes para a seleção de livros. Certifique-se de sua capa é atraente e profissional, reflete a história dentro, tem grande cópia de backcover e recursos especificamente para adolescentes (caracterizando adultos proeminentemente na capa de um livro de YA é obviamente um não-não). Dê uma olhada nos últimos best-sellers da ficção YA e você perceberá como o design da capa YA pode ser bonito e inovador.
Fornecimento para Bibliotecas
Preço e facilidade de acesso são dois fatores principais nas preferências dos adolescentes para impressão. Se você deseja alcançar seu público-alvo, é necessário tornar seu livro barato e prontamente disponível – e isso significa bibliotecas.
Livros auto-publicados já foram rejeitados pelas bibliotecas, mas à medida que a qualidade dos livros impressos sob demanda (POD) aumentou, essa atitude está mudando. Ainda pode ser um desafio conseguir que seu título seja percebido pelos bibliotecários. As melhores maneiras de fazer isso são:
- contatando bibliotecas individuais
- disponibilizando seu título através de fornecedores de bibliotecas
- recebendo avaliações respeitáveis
Entrar em contato com as bibliotecas é bom para construir relacionamentos e uma maneira de conscientizar os bibliotecários de que seu livro existe. Depois, certifique-se de ter seu livro acessível aos fornecedores: as bibliotecas (públicas e escolares) compram suas coleções de fornecedores de bibliotecas e catálogos de fornecedores de bibliotecas. Para novas aquisições, os compradores de bibliotecas geralmente contam com críticas positivas de publicações reconhecidas. Este artigo lista algumas publicações na América do Norte – você pode pesquisar no Google para encontrar outras publicações em seu próprio país.
Mais de 50% dos adolescentes possuem um cartão de biblioteca, então definitivamente vale a pena.
Verifique os metadados do seu livro
Ambas as livrarias e bibliotecas exigem bons metadados para suas compras de POD. Já discutimos a importância de uma boa cobertura. Agora, cabe a você garantir que seus códigos de assunto BISAC ou Thema estejam no alvo, que a descrição do seu livro seja precisa, que você seja específico sobre a faixa etária recomendada e que suas informações regionais estejam listadas adequadamente.
Tenha uma presença online
Os adolescentes são experientes em mídia e esperam que os autores da YA tenham presença nas plataformas de mídia social . Escolha as plataformas mais confortáveis para você – se o YouTube e o Snapchat não forem seu estilo, escolha o Facebook , Twitter , Instagram ou Pinterest (ou vice-versa). Os adolescentes que têm acesso limitado à mídia social costumam se inscrever em um boletim informativo. Alguns autores da YA tiveram sucesso promovendo trechos gratuitos no Wattpad. Experimente diferentes plataformas e descubra o que funciona para você. Seja você mesmo – acima de tudo, os leitores adolescentes gostam de interação e sinceridade genuínas.
Espero que isso tenha ajudado você a se sentir mais confortável com a auto-publicação da ficção para jovens adultos. Quebrar o mercado adolescente é um desafio para os autores independentes, mas escrever para os adolescentes é extremamente gratificante – e muito divertido.